I Encontro do Açaí

       Projeto Agroecologia na Escola promove 1º Encontro do Açaí

        

       Projeto sediado na região serrana fluminense tem apoio do Oi Futuro

       Curso da Associação Agroecológica ensina a cultivar frutos da Juçara.

O projeto Agroecologia na Escola vai promover no dia 15 DE ABRIL, em Vargem Grande, na região serrana fluminense, o 1º Encontro do Açaí, com apoio do Oi Futuro. Desenvolvido pela Associação Agroecológica de Teresópolis, o evento vai acontecer na Escola Municipal Neidy Angélica, em Vargem Grande (km 12 da estrada Teresópolis-Friburgo), na região serrana do Rio de Janeiro.

Durante o encontro, os participantes vão aprender a plantar, colher e preparar o fruto da juçara, o chamado “açaí daqui”, similar da fruta do norte do Brasil encontrado na Mata Altântica.

O curso é gratuito e acontecerá das 8:30 h às 16h.  Venha participar!

Fruto da Juçara


A Juçara é o palmito nativo que nasce na Mata Atlântica, que cobre as encostas do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul. Seus frutos servem de alimento para mais de 70 espécies de aves e mamíferos, além de ter alto valor nutricional para as pessoas.

Entretanto, com a crescente demanda pelo consumo do palmito, essa espécie vem sofrendo uma forte exploração, e a produção do palmito implica no corte da planta, ocasionando sua morte. Em função disso, hoje em dia, a Juçara é uma espécie ameaçada de extinção, afetando parte da fauna na Mata Atlântica.

A solução encontrada por especialistas é utilizar os frutos da Juçara em vez do palmito. Cada palmeira carrega cerca de três cachos, cada um com algo em torno de 3 mil frutos. Os frutos são ricos em antioxidantes, proteínas, ferro, magnésio, vitamina E, antocianinas e ômega 3,6 e 9, além de serem tão saborosos como o açaí do norte do Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s